Apoio Sociofamiliar

Além do serviço de transporte, a AHPAS desenvolve outras atividades complementares  de assistência social e apoio a crianças e adolescentes com câncer, beneficiando também familiares, na figura do cuidador, pais e irmãos.

Ações que contribuem significativamente nos resultados do tratamento oncológico, apoiando, orientando, aproximando e celebrando a vida, a amizade e a fraternidade. O que resulta na aceitação e na regularidade do tratamento oncológico – fatores essenciais na busca pela cura.

Educação em Movimento

O Programa “Educação em Movimento” surgiu em 2011 para humanizar ainda mais o atendimento oferecido pela AHPAS. É realizado através de uma agente social que faz o trajeto casa-hospital-casa junto com o paciente e seu acompanhante. Ao longo do percurso, a profissional especializada desenvolve atividades que variam de acordo com a demanda de cada família no momento do transporte, a partir da observação e do conhecimento particular de cada caso. Atividades como escuta diferenciada tanto da criança quanto do acompanhante, orientação às famílias, desenvolvimento pedagógico, promoção da cidadania e estímulo à participação ativa na sociedade. Ações socioeducativas que oferecem informação, conforto e acolhimento, ajudando a criar condições mais favoráveis ao tratamento. 

Programas de Lazer e Cultura

O programa oferece passeios externos com atividades culturais e de entretenimento aos atendidos e seus familiares durante o ano, com o objetivo de integração dos jovens com sua família e sociedade.

Núcleo de Apoio a Pais Enlutados

O Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados nasceu diante da constatação de que era fundamental apoiar o luto de mães e pais dos jovens atendidos pela AHPAS que infelizmente faleceram.  

Após a perda de um filho, os pais enlutados precisam de toda a ajuda emocional para que, pouco a pouco, encontrem e estabeleçam um novo equilíbrio em suas vidas.

O Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados existe para ajudar nesse período tão difícil, proporcionando alívio e conforto e promovendo esperança para a reconstrução do sentido da vida.

 Grupo de Estudo Saudar

O Grupo de Estudos Saudar nasceu em 2013 e é uma área de atuação da AHPAS especificamente voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de saberes que cooperem para que a AHPAS realize sua missão junto ao seu público de modo cada vez mais consistente.  As ações do Grupo Saudar visam, por um lado, a organizar/sistematizar o conhecimento acumulado em mais de 15 anos de atuação e, por outro, a desenvolver novos saberes que ajudem a embasar e ampliar teórica e metodologicamente os serviços prestados pela AHPAS, a saber: transporte especializado durante o tratamento para crianças e adolescentes com câncer (público alvo central da Associação); Programa Educação em Movimento; e Núcleo Marcela Costa Baptista de Apoio a Pais Enlutados.

Roda de Conversa

Durante o tratamento de um filho com câncer, inúmeras dúvidas, angústias e apreensões afligem os pais. Da mesma forma, afligem os pais as muitas mudanças que devem ocorrer no dia a dia a fim de proporcionar à criança ou ao adolescente a melhor rotina possível, assim como aos demais membros da família. Organizar os sentimentos e a rotina diária de modo produtivo é um desafio que não pode ser enfrentado sozinho. Os pais e/ou cuidadores precisam de todo o apoio para lidarem com esse período tão difícil. O “Roda de Conversa” foi criado em 2018 para ajudar nessa fase, proporcionando conforto, troca de ideias e sentimentos, e promovendo amizades, otimismo e esperança para a construção conjunta da qualidade de vida da criança ou adolescente em tratamento e de demais membros da família.

O “Roda de Conversa” nasceu da percepção de que pais, mães e cuidadores não possuem espaço de expressão adequado para a troca de ideias e sentimentos. Durante os trajetos nos carros da AHPAS ou mesmo nos próprios hospitais, pais, mães e cuidadores estão sempre acompanhando suas crianças, o que inviabiliza o falar à vontade, sem receios ou restrições. No contexto social, nem sempre a conversa com familiares e amigos é produtiva, pois é comum estarem igualmente doídos e confusos diante da situação e não saberem o que aconselhar. No “Roda de Conversa”, pais, mães e cuidadores falam com pessoas que vivem as mesmas dificuldades, podendo, juntos, encontrar soluções.

Os objetivos do “Roda de Conversa” podem ser assim resumidos:

Proporcionar aos pais, mães e cuidadores o sentimento de que não estão sozinhos na difícil fase de tratamento do câncer de seus filhos; 

Proporcionar a oportunidade para que pais, mães e cuidadores conversem; com pessoas que vivem a mesma situação, promovendo o entendimento e a solução de questões difíceis com base na experiência compartilhada.

Oferecer momentos de alegria, descoberta, otimismo e esperança por meio da troca de ideias, sentimentos e informações úteis.

Os encontros do grupo são mensais, na sede da AHPAS, com duas horas de duração (das 10 às 12h). O trabalho é conduzido por voluntários experientes, um deles psicólogo de formação. O “Roda de Conversa” atende pais, mães e cuidadores de crianças e jovens beneficiados pelos serviços da AHPAS, mas é aberto a qualquer pessoa que esteja vivendo a experiência de cuidar de uma criança ou adolescente com câncer e precisa de apoio.