Perguntas Frequentes

O que é a AHPAS

A Associação Helena Piccardi de Andrade Silva, AHPAS, é uma entidade sem fins lucrativos, de interesse público, criada em 1999 para oferecer o transporte gratuito, confortável e regular, entre as residências e hospitais especializados, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em tratamento de câncer. 

O que ela oferece?

O principal serviço oferecido pela AHPAS é buscar na casa as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e seu acompanhante (geralmente a mãe) e levá-los até o local de tratamento. E depois fazer o transporte de volta para casa, após a liberação médica. O transporte é feito em veículos próprios, confortáveis, e motoristas treinados. Além disso, proporciona também atividades complementares de apoio sociofamiliar através dos programas Educação em Movimento, Núcleo de Apoio a Pais Enlutados, Atividades de Lazer e Cultura, Palestras Informativas e corporativas com abordagens sobre Câncer e Voluntariado, áreas de sua competência.  

Que público atende?

Todos os atendidos vivem em situação socioeconômica vulnerável, moram em regiões distantes dos centros de tratamento oncológico, estão muito fragilizados física e emocionalmente, sendo muitos cadeirantes, sem condições de usar transporte público coletivo para o deslocamento. 

Quantas pessoas atende?

Ao longo dos 18 anos de atuação, a AHPAS já atendeu mais de 300 famílias. Atualmente são 40 crianças cadastradas por mês que realizam o atendimento diário nos hospitais especializados, o que representa mais de 250 pessoas beneficiadas direta e/ou indiretamente, considerando os pacientes, cuidadores e irmãos até 15 anos

Quem é Helena?

Helena é a filha dos cofundadores da AHPAS, Tatiana e Luiz Maurício, e é quem empresta seu nome à Associação. Foi durante o tratamento da Helena, vítima de um câncer agressivo, aos 5 anos de idade, que os pais perceberam os obstáculos enfrentados por famílias em situação de vulnerabilidade de dar continuidade ao tratamento de seus filhos em decorrência da dificuldade de locomoção e acesso até os centros especializados em oncologia pediátrica.

Como surgiu a AHPAS?

Após a morte da Helena, seus pais buscaram uma forma de transformar a dor em ato de apoio a outras famílias que passavam pela mesma situação, mas não tinham acesso aos cuidados que a filha teve. E se empenharam em buscar formas solidárias de oferecer transporte confortável e gratuito para crianças que moram em locais muito distantes dos hospitais especializados. 

Como ingressar no serviço da AHPAS?

Os pacientes atendidos pela AHPAS são indicados pelo serviço de Assistência Social dos hospitais especializados em oncologia pediátrica, através de critérios como dificuldades financeiras, problemas de mobilidade e meios de transporte disponíveis.

Existe fila de espera?

Sim, a fila de espera pelo serviço de transporte nos hospitais públicos especializados no tratamento do câncer infantojuvenil na cidade de São Paulo é de mais de 500 pacientes. 

A AHPAS oferece somente transporte?

Não. As atividades da AHPAS incluem apoio sociofamiliar com programas como Educação em Movimento, Grupo de Estudos e Núcleo de Apoio aos pais enlutados, além de doações de produtos às famílias, conforme necessidade.

Por que transporte e apoio sociofamiliar?

O tratamento do câncer infantil envolve muitas dificuldades físicas, emocionais e estruturais, enfrentadas por toda a família e não apenas pelo paciente. Diariamente crianças e adolescentes com câncer deslocam-se de suas residências até os hospitais especializados para realizar tratamento regular na busca pela cura. Por isso que a AHPAS oferece o transporte, contribuindo para que tenham acesso regular com conforto, segurança e tranquilidade, ampliando o ânimo e a disposição do paciente e seu cuidador na ida e no retorno ao hospital. Para tornar os trajetos ainda mais agradáveis e contribuir para a qualidade de vida, oferece também apoio e atividades de entretenimento durante os trajetos, bem como passeios de lazer e cultura a criança e seu cuidador. 

Como ajudar?

Existem várias formas de colaborar com a AHPAS.

  • doação em dinheiro
  • doação de objetos em bom estado para o Bazar Beneficente permanente, que é uma das principais fontes de arrecadação da AHPAS (roupas, sapatos, acessórios, peças de decoração, produtos eletrônicos)
  • instalação de caixas de doação em prédios comerciais e residenciais, clubes, escolas etc 
  • trabalho voluntário, presencial ou à distância, em áreas como gestão, atendimento, mobilização e administrativa
  • participação de eventos como o almoço anual
  • participação em eventos especiais para os atendidos, como passeios, e campanhas em ocasiões festivas como aniversário, Páscoa, Dia das Crianças, Natal
  • divulgação do trabalho da AHPAS em ambientes corporativos
  • doações corporativas (financeiras, de produtos, serviços, financiamento de projetos, apadrinhamento)